Eu tô acompanhando os posts de uma amiga que está no Marrocos e me deu vontade de falar da culinária deles. Os brasileiros pouco conhecem da cozinha marroquina.
O prato mais difundido entre nós é o couscous, que aqui fazemos com legumes, tomate cereja e azeitonas. Lá eles fazem com vários ingredientes, como cebolas e uvas-passa, e também com carne de vaca, frango ou cordeiro.
O tagine, outro prato típico, é mais uma forma de preparar o prato, do que um prato em si. É uma base de cerâmica com tampa que vai ao forno e cozinha tudo junto. Também tem de carne de vaca, frango ou cordeiro, vegetariano e omelete!
Apesar de ser um país árabe, a cozinha deles não tem coalhada, homus e quibe cru. As semelhanças estão mais no consumo de cordeiro, espetinhos e salada marroquina que é parecida com um tabuleh mas com pimentão verde e sem trigo.
A receita que vou deixar pra vocês hoje é muito coringa! É a CONSERVA DE LIMÃO SICILIANO. Ela vai com tudo: saladas, cozidos e até pastas. O Claude Troisgos disse que qualquer amante da cozinha precisa ter isso à mão.
Ingredientes:
- 6 a 8 limões sicilianos
- Sal grosso
Modo de Preparo:
- Lave bem os limões porque eles irão inteiros no prato
- Corte em quatro, mas sem separar as partes completamente
- Passe sal na parte
- Coloque-os num pote de vidro e encha com água morna
- Tampe e deixe descansar em um local seco, fresco e escuro por 1 mês
- Lave-os para tirar o excesso de sal
Semana que vem deixo umas dicas de como preparar um jantar marroquino típico e impressionar a gata, a família ou os amigos. Essa semana tá dureza, abrimos o novo Flor de Sal Bistrô de Ribeirão Preto!