Na minha terra o pessoal bebe vinho tinto com tudo e pior, lá faz 35 graus o ano inteiro! Vamos aprender algumas combinações.
Recentemente fui à vila de Conegliano, região do Prosecco, na Itália, para me aprofundar na produção de queijos artesanais. Quando cheguei, a primeira coisa que me foi dita foi: “Queijo se come com Prosecco ou com vinho branco e PONTO!”. Sem mais discussões. Ou seja: apesar de a maioria das pessoas fazer reuniões de queijos e vinhos com tinto, isso é um sacrilégio. Não combina.
Tinto vai bem com carnes e embutidos, mas, como são vários tipos de tinto e eles são bastante versáteis, vamos destrinchar um pouquinho mais:
TINTOS LEVES
Os leves, que são o Pinot Noir e o Merlot, vão bem com carne branca ou vermelha sem muito molho, carne magra grelhada, frango assado ou cozido, pizza e pasta com molhos sem muito tempo de cozimento.
TINTOS ENCORPADOS
Cabernet, Malbec e Syrah combinam com pasta com ragu (cozidos do tipo rabada ou costela), molho de tomates bem encorpado, carne de caça ou outras fortes, como cordeiro e avestruz, churrasco e carne assada no forno ou lenha. Uma dica: eles ficam bons pra burro com churrasco, muito melhor do que cerveja.
BRANCOS FRUTADOS OU ENCORPADOS
Como é o caso do Chardonnay, os brancos frutados ou encorpados harmonizam com peixes no molho à base de creme de leite ou manteiga, pasta leve e até uma carne vermelha sem muito tempero.
BRANCOS FRESCOS E AROMÁTICOS
Os frescos e aromáticos, como o Sauvignon Blanc, vão super bem com frutos do mar, pasta ao sugo e sozinho como aperitivo ou à beira da piscina. Hmm!
ROSÉS
Já o rosé, mais ignorado dos vinhos, é na verdade um grande coringa que vai bem com quase tudo e pode acompanhar a refeição do começo ao fim. Por exemplo, eles combinam muito com pratos de carne magra grelhada, frango assado, verdura gratinada, pasta fresca, charcutaria, entradas, tortilhas e omeletes.
ESPUMANTES
Também vão bem com diversos pratos, mas a sua excelência se dá quando servidos como aperitivos, harmonizando muito bem com queijos de massa mole, como o Brie e o Camembert, peixes fumados – como salmão, entradas e aperitivos.
Como quase tudo na vida, vinho é uma questão de gosto. Então, não ignore seus instintos e tente novas experiências. O vinho bom é aquele que você gosta e PONTO!