A panqueca americana é aquela mais fofinha, consumida geralmente no café da manhã, diferente da nossa que é geralmente recheada e com molho por cima. Neste post vamos falar da panqueca americana. A base da panqueca doce é a mesma da salgada, mas na versão salgada você não coloca a essência de baunilha. Além disso, você pode ajeitar o sal e o açúcar pra ficar do jeito que você prefere. Abaixo da receita tem várias ideias de acompanhamentos, bora lá.
Rende 7 panquecas grandes ou 14 panquecas pequenas.
Ingredientes
- 1/2 xícara de leite
- 1 ovo
- 1 colher de chá de óleo
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 xícara de farinha de trigo
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 1/2 colher de chá de sal
- 2 colheres de sopa de açúcar
Modo de Preparo
- Separe uma tigela grande.
- Coloque o leite e o ovo e misture.
- Vá colocando a farinha aos poucos e misturando tudo com um fouet.
- Adicione o fermento, o sal, o açúcar e misture.
- Leve uma frigideira ao fogo para aquecer (se for antiaderente não precisa nem untar).
- Despeje no centro da frigideira, 1 ou 2 colheres de sopa da massa, dependendo do tamanho da panqueca que você deseja servir.
- Quando a massa der uma borbulhada vire-a. Ela deve sair da panela com uma cor marrom dourado.
Acompanhamentos
O que eu gosto da panqueca é que ela é coringa, dá pra improvisar um acompanhamento com o que você tiver na geladeira. Além disso, você pode comer no café da manhã, no almoço, como sobremesa ou lanche da tarde.
A panqueca americana clássica é servida com manteiga, maple syrup e bacon.
Pode comer tudo junto como na foto ao lado ou separar entre doce e salgado. É consumida no café da manhã ou brunch.
Pra quem não conhece, o maple syrup é um xarope de uma árvore canadense. É uma coisa bem específica, mas pode ser substituída por xarope de milho ou mel. Como o bacon pode ser um pouco pesado, vale trocar por um presunto cozido bacana e até servi-lo frio.
Nesta foto os acompanhamentos são manteiga e compota caseira de frutas vermelhas, mas elas também são servidas com bacon e maple syrup. Você pode comê-las em São Paulo no Camden House.
Uma opção light, mas não menos gostosa, é combinar as panquecas com frutas.
Elas vão super bem com as berries, então você pode abusar do morango e do kiwi, que tem um sabor menos doce, mas pode acrescentar o que tiver em casa, como banana por exemplo. Pode misturar mel ou xarope de milho e até iogurte.
Panquecas com espinafre, cogumelos e pignoli.
Escolha o tipo de cogumelo que mais gosta, limpe bem e refogue. Faça a espinafre no vapor. Adicione sal e pimenta a gosto. Moleza. Não achou pignoli? Troque por castanhas ou amêndoas.
Panquecas com manteiga de ervas, aspargos e bacon.
Despeje água em uma panela grande o suficiente para caber os aspargos e deixe ferver. Mergulhe os aspargos limpos e sem o talo duro (parte de baixo), e deixe cozinhar por alguns minutos (até ele ficar maleável, mas não mole). Escorra e reserve. Em uma frigideira coloque o bacon e frite até ficar bem corado. Sirva como na foto. Adicione a manteiga em cima da panqueca ainda quente.
Panquecas com compota de frutas vermelhas e coco ralado.
Esta panqueca pode ser muito pesada pra uma sobremesa, mas perfeita no chá da tarde ou naquele almoço de domingo que dura horas. O segredo é usar uma compota caseira e coco ralado fresco. Decore com cerejas ou morangos.
Achou a receita de cima muito doce? Bora colocar um caramelo salgado nesta panqueca!
Veja a receita de caramelo salgado aqui. Monte as panquecas como na foto e coloque umas frutinhas e nozes no topo e ao lado, para acompanhar a quantidade de panquecas.