Eu já falei um pouco sobre comida britânica lá no blog do GShow, especialmente porque minha irmã Elisa, também cozinheira, morou 11 anos por lá e trouxe um típico gastropub pra São Paulo.
Nas grandes cidades, se come uma comida muito internacional. Acho que principalmente em função da grande imigração dos povos colonizados pela Grã-Bretanha. Em Londres e Edimburgo, em cada quadra você encontra thai, viatnamita, casa de noodle e ramen, tapas…
Bom, bora falar da comida típica: Full Scottish ou Irish Breakfast, Porridge, Haggis e Fish and Chips. Apesar deles estarem totalmente rodeados por água, a oferta de frutos do mar e a variedade de peixes é pequena. A comida é similar a da Inglaterra, mas com algumas particularidades.
O Full Scotish Breakfast, o da primeira foto, tem a mesma base do Full English Breakfast – feijão doce, tomate, linguiça, bacon, ovo e cogumelos, mas vem com black pudding e potato scone. Dá um look nas fotos.
O black pudding é uma linguiça de sangue, como uma morcela ou um chorizo, já conhecidos nossos. Um pouco exótico pra ser comido no café da manhã. Mas no brunch ou na ressaca um fry up vai muito bem.
O potato scone é tipo um purê de batata que vai pra panela pra ficar bem tostado de cada lado. Digo de cada lado porque eles achatam o purê mais ou menos como fazemos com o hambúrguer.
Os mais fracos podem escolher um Porridge, que é uma coisa bem específica, é tipo um mingau feito de aveia e servido quente. A aveia escocesa é mais macia do que a nossa, ela é cozida em leite ou água. Além disso vai manteiga, golden currant e açúcar mascavo.
Você pode misturar outros grãos e outras frutas, mas o tradicional é este aí, meio branquelão.
Vamos ao Haggis, uma das grandes iguarias da Escócia. Se você já não curtiu o black pudding pare de ler este post agora.
O Haggis é uma mistura de carne com aveia, cebolas, sal e outros temperos. Até aí tudo bem. O lance é que tudo isso é cozido dentro do bucho da ovelha, que é uma técnica histórica sobre preservação de carne. O resultado é muito parecido com a nossa buchada. É provavelmente o prato mais feio do mundo, mas é delicioso.
Agora, a iguaria escocesa é mesmo o whisky. Pensa um lugar onde você pode tomar whisky nacional? Bão demais, mas isso dá outro post!
Outras dicas e receitas que podem te interessar.