Todo mundo sabe que eu amo viajar e amo conhecer todos os tipos de cozinha. A Cozinha Turca é muita parecida com a Cozinha Libanesa, Israelense e de outros países da região, cada país tem suas particularidades, mas digamos que a base é a mesma.
Aqui na região onde moro, São José do Rio Preto, tem uma comunidade árabe grande e muitas casas tradicionais, mas que acabam servindo o que é mais comum aos brasileiros, como esfirra, hummus, coalhada e charutinho. Neste post, vamos explorar outras coisas.
Vamos começar pelo café da manhã: Menemen.
Nada mais é do que ovos cozidos num sauté de legumes. É servido bem quente, acompanhando de pão. Para o brasileiro, tem mais cara de almoço do que café da manhã.
Aliás vários países comem no café da manhã coisas muito parecidas com o que comem no almoço. Por exemplo se for à Índia, vai comer curry às 8h da matina.
Saiu pra passear, deu aquela fome e você não querer perder tempo em um restaurante?
Que tal uma comida de rua?
O sanduíche de peixe é uma comida de rua muito tradicional, especialmente ao lado do mar. Escolha o que mais te apetecer, geralmente o peixe é bem fresco, você vai sentir.
Uma outra opção deliciosa é o Dürüm!
Todo mundo acha que Kebab é um sanduíche feito com pão folha. Não vamos cometer este erro, kebab significa carne. O sanduíche tradicional na Turquia é o Dürüm: é recheado com diferentes tipos de carne, como frango e cordeiro, cozidas lentamente com um monte de especiarias e diferentes molhos. Se passar por algum, pare!
Quando ler a palavra Kebab nos menus, espere por um prato com carne assada ou cozida.
Você está na Turquia e lê “kofte” no menu, o que você imagina que seja?
Não é kafta, é almondêga!!!
O que chamamos de kafta, lá é chamado de Şiş Kebap. Na realidade o Şiş Kebap é todo tipo de carne servido no espetinho, geralmente de metal, acompanha molho de iogurte e pão. O que aqui chamamos de Michui ou espetinho de carne, lá também é considerado Şiş Kebap. Ambos são deliciosos.
Uma das coisas encantadoras na comida “árabe” é a forma de servir. A comida é toda compartilhada, se come com as mãos e os recipientes são de metal ou de louça colorida. Tudo muito simples e lindo.
Se te deu vontade de dar um toque exótico na comida, experimente a harissa, um molho marroquino bem picante: http://tiagocaparroz.com.br/2017/07/30/harrisa-um-molho-pra-quem-curte-pimenta/