Dá pra fazer altas receitas com beterraba!
Beterraba é sempre aquela coisa, né: legume meio de mãe, que a gente até gosta, mas dificilmente se empolga pra comer. Vou te ensinar a deixá-la mais interessante como acompanhamento, a fazer um risoto a base de beterraba e uma salada com queijo de cabra, que harmoniza perfeitamente.
LEGUMES GRELHADOS
Faça um mix dos seus legumes preferidos e acrescente beterraba, vai dar uma cor incrível para o prato. O visual ajuda a aguçar o apetite, ótimo truque para quem está de dieta! Tempere os legumes com com tomilho e balsâmico. Sirva com peixe, frango ou carne vermelha.
SALADA DE BETERRABA COM QUEIJO DE CABRA
Esta receita é da minha irmã, Elisa Hill, e ela serve no gastropub Camden House, no Itaim, lá em São Paulo.
Ingredientes
– 1 maço de alface romana baby;
– 1 maço de alface lisa;
– 500g de beterrabas médias;
– 100g de queijo de cabra fresco;
– 50g de noz pecã;
– 30g de mel;
– mostarda dijon;
– sal.
Modo de preparo
1. Misture as folhas de alface, já limpas, e reserve.
2. Em uma assadeira, disponha as beterrabas inteiras e asse-as no forno a 180ºC, por cerca de 1h. Retire-as do forno e deixe esfriar um pouco.
3. Descasque as beterrabas, corte-as em cubos médios e leve à geladeira, por 20 minutos.
4. Novamente em uma assadeira, disponha as nozes, pincele um pouco de manteiga, salpique com sal a gosto e asse em forno médio por 5 minutos.
5. Disponha as folhas no prato de servir, e tempere-as com mostarda dijon, a gosto. Adicione as beterrabas em cubos. Não é preciso misturar.
6. Quebre as nozes com as mãos, e adicione ao prato.
7. Esfarele o queijo delicadamente, também com as mãos, e jogue-o por cima da salada.
8. Finalize com o mel, em fios.
RISOTO DE BETERRABA
Também é receita da minha irmã Elisa Hill.
Ingredientes
– 500 g de arroz arbóreo ou carnaroli;
– 1,5 kg de beterraba;
– 200 g de queijo de cabra fresco buchette ou boursin;
– 80 g de parmesão ralado;
– 1 cebola média picada;
– 100 ml de óleo de canola;
– 500 ml de vinho branco;
– 2L de caldo de legumes;
– 1 maço de aspargos;
– Azeite de oliva extra virgem (a gosto);
– Sal e pimenta (a gosto).
Modo de preparo
1. Corte os talos dos aspargos e cozinhe em água fervente com sal por 2 minutos. Tire do fogo e resfrie em uma vasilha de água gelada, para manter a coloração e parar o cozimento. Reserve.
2. Asse as beterrabas no forno a 160ºC (sem papel alumínio) até ficarem macias (aproximadamente 2 horas). Deixe resfriar.
3. Descasque as beterrabas e corte-as em cubos médios.
4. Reserve metade para a guarnição do risoto e bata a outra metade no liquidificador, com um pouco de azeite e caldo de legumes, até virar um purê. Reserve.
5. Em uma panela grande, esquente o óleo de canola, refogue a cebola, sem deixar dourar, por aproximadamente 3 minutos. Adicione o arroz e refogue por 2 minutos, mexendo constantemente.
6. Adicione o vinho branco e mexa até que evapore. Adicione o caldo pouco a pouco (meio litro de cada vez), enchendo novamente a cada secagem.
7. Quando o arroz estiver cozido e al dente, adicione o purê de beterraba, as beterrabas cortadas e o parmesão, e misture bem.
8. Adicione sal e pimenta a gosto.
9. Finalize com o azeite, espalhe os aspargos cortados por cima do arroz e adicione o queijo de cabra, que deve ser esfarelado com as mãos no momento de servir.