Corte já o uso de caldo industrializado! Além de uma bomba para a saúde, porque é rico em tudo aquilo que os médicos sugerem evitar – sódio, aditivos, conservantes, gordura saturada e gordura vegetal -, ele não tem nenhum nutriente. Sacanagem, né?
Quem me acompanha aqui no blog já sabe que eu sou totalmente a favor de diminuir a quantidade de ingredientes industrializados no preparo de alimentos. Mesmo com o dia a dia corrido, dá pra tomar algumas providências para deixar a nossa alimentação mais saudável, nutritiva e barata.
Fazer seu próprio caldo é moleza. Além de ser mais gostoso, mais saudável e mais sustentável. É só separar os talos e outros restos de verduras e legumes, cozinhar em água fervente por cerca de 30 minutos e congelar em forminhas de gelo. Dura três meses! Se quiser fazer algo mais elaborado, segue uma receita profissa!
Ingredientes
– 2 cenouras;
– 2 talos de salsão;
– Folhas de 1 talo de salsão;
– 1 cebola grande;
– 1 alho-poró;
– 2 folhas de louro;
– 4 ramos de salsinha;
– 3 cravos-da-índia;
– 5 grãos de pimenta-do-reino;
– 2 l de água.
Modo de preparo
1. Lave bem todos os legumes, descasque-os e corte grossamente, em pedaços grandes.
2. Coloque todos os ingredientes em uma panela grande, incluindo a água, e leve ao fogo alto até ferver.
3. Quando estiver fervendo, cozinhe por mais 30 minutos em fogo baixo.
4. Coe o caldo com a ajuda de uma peneira. Utilize imediatamente, ou leve ao congelador – idealmente, em pequenas quantidades, para poder usar aos poucos.