Porco tá tão na moda que tem restaurante que só serve ele. Sim, eu me refiro ao restaurante do Jefferson Rueda, A Casa do Porco. Estive lá semana passada e me deu vontade de fazer este post.
A versatilidade da carne de porco é incrível. Você pode construir pratos com referências de cozinhas totalmente opostas, da Ásia à França.
Por muito tempo a carne de porco foi algo que se comia em casa ou que estava reservada à baixa gastronomia. Há apenas alguns anos ele caiu nas graças dos grandes chefs brasileiros. A parte premium era o pernil, hoje vemos o uso de várias partes, como a bochecha e a barriga.
Eu sempre amei porco e apesar de ter feito uma escola francesa, minha raiz é na fazenda. Desde que abrimos o Flor de Sal tem prato com porco no menu. Hoje temos uma entrada de leitoa confit com vinagrete de maçã verde e funcho, e um cotelette de leitão com purê de batatas, brócolis caipira e molho charcutière.
A maçã e o molho charcutiète são combinações perfeitas para a carne de porco. Como o molho requer um pouco de técnica, decidi dar uma receita pá pum de Costelinha de Porco com Maçã.
INGREDIENTES
- 1kg 1 costelinha de porco
- 1 limão
- 4 dentes de alho amassados
- 1 cebola cortada em pedaços grandes
- 2 maçãs cortadas em rodelas
- Sal a gosto
MODO DE PREPARO
- Tempere a carne com limão, sal e alho amassado, e reserve por 24h
- Mova para uma assadeira untada, feche bem com papel alumínio e leve ao forno médio por 30 minutos (já preaquecido)
- Abra, acrescente a cebola e a maçã, aumente o forno para 200 graus e deixe dourar, 15 minutos devem ser suficientes
Para deixar a mesa mais elegante, monte os pratos com 2 costelas, 2 rodelas de maçã e alguns pedações de cebola.