Aprenda a fazer esta tradicional receita italiana.
Você provavelmente conhece e já experimentou uma pasta à carbonara. Mas, não! Não vai creme de leite, e tradicionalmente não é feito com bacon. Não há receita mais simples que esta, mas todo mundo comete alguns errinhos. Bora preparar?
Pontos de atenção:
- Se você deixar o ovo cozinhar, você terá uma pasta com ovos mexidos e não à carbonara.
- Bacon ou pancetta? Nenhum dos dois. O originalíssimo é feito com guanciale que é bochecha de porco. É mais difícil de achar, mas vale a pena.
- Pecorino ou Pamegiano-Reggiano? Esta é a mais difícil. Como a receita é originária da região de Roma, eu diria Pecorino Romano, mas inúmeros chefs preparam e servem com Pamegiano-Reggiano e há quem misture os dois.
Vamos à receita. Serve de 4 a 6 pessoas.
Ingredientes:
- 350g de spaghetti seco
- 4 ovos inteiros
- 200g de guanciale (ou bacon ou pancetta) cortado em cubos
- 350g de queijo Pecorino Romano ralado
- Azeite
- Sal e Pimenta a gosto
Modo de Preparo:
Pasta
- Siga as instruções de preparo da embalagem.
- Quando escorrer, deixe um pouquinho da água do cozimento com a pasta.
Molho
- Enquanto a pasta está cozinhando, frite os cubos de guanciale no azeite, fique atento para não queimar, eles devem estar mais suculentos e não duros
- Em um bowl, misture os ovos com 2/3 do queijo ralado, sal e pimenta
- Quando a pasta estiver pronta, despeje-a com o restinho de água na panela com o guanciale, chacoalhe a panela para misturar, acrescente a mistura dos ovos e chacoalhe mais, retire da panela antes de 1 min.
Atenção: o ideal é que os ovos cozinhem no calor residual do azeite e da pasta, mas se necessário, acenda novamente o fogo. Não deixe passar de 1 min para que os ovos não virem ovos mexidos.
Sirva com o queijo restante.