Eu tinha certeza que já tinha feito um post sobre queijos franceses, os meus preferidos. Não. Impossível dizer quais são os meus favoritos. Eu sou tão amante de queijo que não só como, como também faço. Ano passado estive na Itália para aprimorar minhas técnicas e eles são maravilhosos também, mas estes ficam pra outro post. Porque franceses e britânicos? Porque minha irmã fez uma degustação no restaurante dela o Camden House , eu não pude ir e fiquei babando.
Queijos franceses: Comté e Mont d’Or
Ambos têm origem no Jura, as cadeias de montanhas Europeias, tem denominação de origem controlada e são feitos de leite cru, por vacas de raças específicas da região.
O COMTÉ é considerado um dos queijos mais finos do mundo! Apesar de semi-duro, ele derrete muito bem e é perfeito para fondue e Croque Monsieur. A cor dele é amarelo-esbranquiçada e o sabor é um mix de coisas: nozes, meio defumado, salgado, mas quase doce no final. Tem que provar né?
O MONT-D’OR é o típico queijo de inverno francês, branco, mais cremoso, tão cremoso que dá quase pra passa-lo em uma fatia de pão, quase salgado. Como é um queijo sazonal, quando voê encontra-lo, se lambuze.
Queijos ingleses: Cheddar e Red Leicester
O CHEDDAR é um queijo ainda pouco conhecido no Brasil. Fazemos uma confusão com o processado chamado de cheddar pelos americanos e servido com hambúrguer em lojas fast food. O Cheddar inglês é feito com leite de vaca cru, tem coloração clara e tendência a derreter na boca, apesar de ser considerado um queijo duro. Veja a foto abaixo. Ele não é o de cor laranja, é o mais clarinho!
O laranja é o RED LEICESTER. Ele é parecido com o Cheddar Inglês, mas com textura mais quebradiça. O sabor dele é suave e levemente doce, ficando mais forte com o tempo de maturação.